educação,
90 seg

Ep. 808 Tiago Oliveira – Estudo avalia os fatores que levam ao insucesso escolar

March 11, 2020

Este estudo está a avaliar os diferentes fatores que influenciam o sucesso escolar dos alunos. A ideia é criar um modelo capaz de identificar as principais valências e dificuldades de cada aluno de forma a melhor orientar a sua aprendizagem.


Tiago Oliveira, diretor do MagIC – Information Management Research Center e professor na NOVA Information Management School (NOVA IMS), está a desenvolver este estudo em parceria com a Direcção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência (DGEEC).

De acordo com a literatura existem quatro pilares fundamentais que explicam o desempenho académico dos alunos. Estes pilares são as escolas, os professores, os pais e os próprios alunos.

Atualmente a DGEEC desenvolve inquéritos junto das escolas com o objetivo de recolher dados sobre as escolas, os professores, os pais e os alunos.

Para Tiago Oliveira, estes dados não explicam tudo o que podiam explicar sobre estes quatro pilares fundamentais.

Com este trabalho o investigador pretende testar um modelo conceptual desenvolvido pelo seu grupo de investigação que visa explicar a performance dos estudantes e identificar os fatores que mais contribuem para o seu sucesso escolar.

A ideia é depois comparar se os dados que estão atualmente a ser recolhidos pela DGEEC são mais ou menos eficazes que os dados recolhidos por este modelo.

“Se o nosso modelo explicar mais que os dados que estão a ser recolhidos pela DGEEC iremos fazer sugestões ao Ministério da Educação para melhorar as perguntas que são realizadas às escolas, aos pais, aos professores e aos alunos”, revela.

Estes dados serão usados para otimizar os inquéritos que estão atualmente a ser aplicados pela DGEEC.

“Não estou com isto a dizer que vamos colocar mais questões, estou a dizer que vamos melhorar as questões que estão a ser colocadas agora, ou seja, vamos diminuir algumas questões por não explicarem a performance académica dos alunos e colocar novas questões com maior poder explicativo da performance académica dos estudantes”, explica.

Conhecer os diferentes fatores que promovem o sucesso escolar tornará possível o desenvolvimento de métodos de aprendizagem personalizáveis e capazes de promover as valências e combater as dificuldades de cada aluno.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | NOVA IMS

Scroll to top