física,
90 seg

Ep. 2153 George Rupp – Investigação estuda o comportamento de quarks, partículas elementares mais pequenas que um eletrão

January 07, 2026

Este estudo visa compreender como estas partículas interagem entre si e com as forças que regem o seu comportamento.


George Rupp, físico e investigador no Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP) do Instituto Superior Técnico (IST), desenvolve modelos físicos para estudar o comportamento de partículas elementares.

Quando falamos da matéria, precisamos saber como ela é composta. A maioria das pessoas sabe que as partículas mais pequenas são os átomos. No entanto, os átomos não são elementares, porque têm no seu centro um pequeno núcleo, muito denso, e em torno desse núcleo orbitam eletrões.

Mas mesmo o núcleo não é elementar, pois este é composto por protões e neutrões, partículas muito pequenas que têm uma força que os liga dentro do núcleo. Essa força pode-se descrever através da troca de mesões.

Mesões são outras partículas que têm, em geral, um tempo de vida muito curto.

Mas todas estas partículas, protões, neutrões, e mesões, também não são elementares. Há partículas ainda mais pequenas dentro dos protões, neutrões e mesões. Estas partículas chamam-se quarks.

Mas, o que é ainda mais estranho é que os quarks, embora saibamos da sua existência, nunca foram observados isoladamente. Daí podemos concluir que as forças entre os quarks são tão fortes que os confinam dentro dos protões, neutrões e mesões.

Portanto, há dois tipos de processos e dois tipos de forças que, de alguma forma, temos de tratar em pé de igualdade.

George Rupp, em parceria com o professor Eef van Beveren da Universidade de Coimbra, tem dedicado a sua carreira a desenvolver modelos que permitem estudar esta relação entre as partículas elementares e as forças com as quais elas interagem.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CFTP

 

 

Scroll to top