física,
90 seg

Ep. 1474 Rute Pedro – Estes plásticos cintilantes permitem ver o invisível

January 19, 2023

Os plásticos cintilantes têm aplicações em áreas tão diversas como a física de partículas e a imagiologia médica.


Rute Pedro, investigadora no LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e professora no Instituto Superior Técnico (IST), participa no projeto DLight com o objetivo de desenvolver materiais plásticos cintilantes que possam ser usados em detetores de partículas para as grandes experiências de física do futuro.

Este projeto está a investigar novos materiais plásticos cintilantes que serão instalar em futuros aceleradores de partículas para fazer a deteção de partículas.

O principal objetivo deste estudo é avaliar se estes materiais têm uma resposta luminosa adequada à passagem de partículas e se são resistentes a elevados níveis de radiação.

“Estes materiais plásticos podem ter diferentes composições mas essencialmente aquilo que eles fazem é responder com luz visível a partículas ionizantes e isto é algo de extraordinário porque permite-nos ver o invisível”, revela.

Neste momento está a ser projetada a construção de um acelerador de partículas com 100 quilómetros de perímetro que será o sucessor do grande colisionador de hadrões que está atualmente instalado no CERN na Suiça.

Este acelerador vai permitir, por exemplo, estudar mais a fundo a natureza do Bosão de Higgs, assim como teorias da física que ainda não são conhecidas.

Rute Pedro espera que estes materiais plásticos cintilantes possam ser instalados neste novo acelerador e ajudar na deteção de partículas em futuras experiências.

O projeto DLight –New Plastic Scintillators for Future Light-based Detectors é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: LIP

Crédito Imagem Banner: Agostinho Gomes

Scroll to top