biologia,
90 seg

Ep. 2154 Paula Sampaio – Investigação desenvolve vacina contra infeções fúngicas sistémicas

January 08, 2026

Esta vacina está a ser testada para o uso no tratamento de infeções pelo fungo Candida albicans.


Paula Sampaio, docente no Departamento de Biologia da Universidade do Minho (UM) e membro integrado do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA), está a desenvolver uma vacina contra infeções fúngicas sistémicas.

“Todos conhecemos as infeções fúngicas cutâneas e nas mucosas, como por exemplo o pé da atleta, e as infeções vulvovaginais. Mas o meu grupo de investigação está a estudar as infeções fúngicas sistémicas porque estas apresentam uma taxa de mortalidade de cerca de 60%, que é bastante elevada e até é superior a muitas infeções bacterianas e virais que são atualmente conhecidas”, revela.

Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma vacina contra infeções fúngicas sistémicas, nomeadamente infeções pelo fungo Candida albicans. Neste momento ainda não existe uma única vacina no mercado contra este tipo de infeções.

Esta investigação começou há cerca de 10 anos e está a ser desenvolvida em colaboração com a Universidade do Porto.

Os resultados obtidos com este projeto vieram demonstrar que os animais vacinados e posteriormente infetados com uma dose letal de Candida albicans apresentaram uma taxa de sobrevivência bastante superior aos animais não vacinados,

Enquanto cerca de 60% dos animais vacinados sobreviveram, todos os animais não vacinados acabaram por sucumbir à infeção.

Os animais vacinados também apresentaram bons índices de bem-estar animal ao longo da infeção.

Estes resultados validaram a proteção que esta vacina confere em ensaios pré-clínicos, demonstrando o seu potencial para tratamentos futuros.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UM | CBMA

 

 

Scroll to top