
Esta solução transporta dois fármacos que são libertados em momentos distintos do tratamento.
Patrícia Alves, investigadora no Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE) da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver um hidrogel carregado com lipossomas para o tratamento da degradação das vértebras da coluna.
O trabalho desenvolvido neste projeto teve como objetivo formular hidrogéis injetáveis com lipossomas que são pequenas vesículas ocas que permitem carregar um fármaco. Além do fármaco carregado no interior destas vesículas, o próprio hidrogel também continha outro fármaco.
A ideia é libertar ambos os fármacos em tempos diferentes, sendo que o fármaco que vai dentro dos lipossomas seria apenas libertado mediante um estímulo específico, neste caso, a alteração da temperatura.
Este hidrogel foi pensado para aplicação no tratamento da degradação das vértebras da coluna.
Atualmente, a solução de tratamento que existe é a cirurgia, que é bastante invasiva. Em alternativa, este hidrogel pode ser injetado na vértebra do paciente, apresentando-se assim como uma solução mais simples e menos invasiva, tendo também a vantagem de exigir um menor tempo de recuperação.
O hidrogel levaria dois fármacos que seriam libertados em momentos diferentes da regeneração óssea, facilitando assim a regeneração das vértebras.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UC
