bioquímica,
90 seg

Ep. 1024 Alexandre Carmo – Investigação descobre grupo de proteínas responsáveis pela regulação da sépsis

February 11, 2021

ep1024_interiorA sépsis é uma uma inflamação sistémica causada por uma infeção que pode dar origem a um choque séptico e levar à morte do paciente.


Alexandre Carmo, investigador no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (UP), está a estudar um grupo de proteínas responsável pela regulação da inflamação.

Conhecer como estas proteínas funcionam pode abrir as portas ao desenvolvimento de terapias que permitam regular ou até mesmo impedir o desenvolvimento de sépsis após uma infeção grave.

Estas proteínas são recetores de leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, e são codificadas a partir de uma série de genes já identificados no nosso genoma.

Este grupo de investigação decidiu então testar em modelos animais de infeção e inflamação o que acontecia quando estes genes eram “desligados” através de uma técnica de knock out.

A ideia era perceber se os ratinhos que não eram capazes de produzir estas proteínas seriam mais susceptíveis à sépsis que os animais de controlo.

“Percebemos logo que essas proteínas têm um papel importante na defesa e percebemos que o ratinho sem essa proteína é muito susceptível a doenças infecciosas e nomeadamente à sépsis”, revela.

Os resultados deste estudo também demonstraram que incrementar a produção desta proteína ajuda os ratinhos a combater a sépsis, assim como as doenças infecciosas que a possam provocar.

Alexandre Carmo acredita que este conhecimento possa ser replicado em modelos de infecção por SARS-COV-2, o vírus responsável pela COVID-19, para num futuro imediato desenvolver tratamentos capazes de prevenir a sépsis em doentes infetados pelo novo coronavírus.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | i3S

Scroll to top