Este projeto vai incidir principalmente sobre património histórico e cultural.
Hélder Sousa, investigador no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas (ISISE) na Universidade do Minho (UM), participa no projeto MULTICIMACT, uma iniciativa que pretende desenvolver metodologias e ferramentas para tornar as infraestruturas mais resistentes a eventos climáticos extremos.
Este projeto tem como objetivo comum criar e disseminar metodologias e novas ferramentas para capacitar os edifícios e as infraestruturas de uma maior resiliência perante eventos climáticos disruptivos, tais como inundações, incêndios, ondas de calor e até mesmo sismos.
Quando falamos de património histórico e cultural é necessário não só verificar a segurança e o desempenho funcional da estrutura, mas também lidar com a perceção que a sociedade tem dessa estrutura.
Nesse sentido, todas as intervenções que forem realizadas terão de se adaptar ao contexto da estrutura, mas também da sua história, e do local onde esta reside, para que eventuais alterações que precisem de ser feitas não corrompam o espírito e a alma dessa estrutura.
Isto muitas das vezes leva a que intervenção seja a mais minimalista e otimizada possível, para que o valor histórico e cultural da estrutura não seja alterado.
O projeto MULTICLIMACT – Multi-faceted climate adaptation actions to improve resilience, preparedness and responsiveness of the built environment against multiple hazards at multiple scales é financiado pela União Europeia através do programa Horizonte Europa.
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | ISISE
