saúde pública,
90 seg

Ep. 518 Paulo Santos – Qualidade dos tempos livres é um factor essencial na percepção do estado de saúde entre os jovens

December 19, 2018

ep518_interiorEstudo realizado com jovens entre os 14 e os 24 anos do concelho de Paredes concluiu que uma boa gestão das actividades de tempos livres corresponde a uma melhor percepção do seu estado de saúde.​


Paulo Santos, investigador do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi desafiado pela Câmara Municipal de Paredes para estabelecer o diagnóstico de situação das necessidades de saúde dos jovens residentes no concelho de Paredes.

“Incluímos neste estudo jovens entre os 14 e os 24 anos de ambos os sexos, residentes no concelho de Paredes, sobretudo solteiros, e na sua maioria estudantes. 85% referiam que a sua saúde era boa ou muito boa, mas na nossa população encontrámos também mais de 50% que apresentavam sintomas psicológicos pelo menos mais do que uma vez por semana, sobretudo, no sexo feminino. Os sintomas mais comuns nesta população eram o nervosismo, a irritação, problemas de sono, a tristeza e o medo”, enumera.

Após recolher esta informação, a equipa de Paulo Santos, cruzou a percepção do estado de saúde com as actividades de tempos livres e com a forma como os jovens geriam as suas actividades de tempos livres. A maior parte deles dedicava-se ou à música, ou à internet, ao convívio com amigos, ou ao convívio com familiares, e de uma forma geral estavam satisfeitos com a forma como geriam os seus tempos livres.

“O que percebemos foi que quanto melhor a satisfação com esta forma de gerir os seus tempos livres melhor a sua percepção do estado de saúde, o que nos permite concluir que esta gestão dos tempos livres e a forma como o fazem, a forma como estes jovens conseguem fazer e conseguem gerir os seus tempos livres é de facto um indicador importante em temos daquilo que é a percepção do seu estado de saúde, e em termos daquilo que é a sua própria vivência em termos de saúde”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CINTESISFMUP

Scroll to top