saúde pública,
90 seg

Ep. 523 Cláudia Ribeiro – BiTwin: Projeto avalia impacto do ambiente nas crianças através do estudo de gémeos

December 26, 2018

ep523_interiorEste projeto está a desenvolver uma coorte de gémeos recém-nascidos para estudar o impacto do ambiente no desenvolvimento das crianças.


Cláudia Ribeiro, investigadora do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), desenvolve o projeto BiTwin em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com o objetivo de compreender como as exposições a que estamos sujeitos no nosso dia-a-dia vão influenciar a nossa saúde.

“Vamos usar gémeos monozigóticos que são os chamados gémeos verdadeiros, pois os gémeos verdadeiros partilham a mesma genética e ao partilharem a mesma genética, tudo o que irá diferindo neles ao longo da vida será devido às exposições ambientais porque se eles têm a mesma genética e se um deles desenvolver uma doença e o outro não, provavelmente foi algo a que ele esteve exposto que o outro gémeo não esteve”, explica.

Além dos gémeos verdadeiros ou monozigóticos esta coorte inclui também gémeos dizigóticos ou gémeos falsos. Estes gémeos são importantes para perceber a importância do ambiente intrauterino pois embora estes bebés tenham genéticas diferentes, eles partilham o mesmo ambiente intrauterino ao longo dos nove meses de gestação.

Este grupo é assim essencial para perceber qual a importância do ambiente uterino na saúde a longo prazo destas crianças.

“Além dos gémeos temos ainda um grupo de não gémeos, os não gémeos serão os nossos controlos que nos irão permitir comparar com os gémeos, identificar eventuais diferenças e perceber as diferenças que realmente possam existir”, conclui.

Este projeto está em fase de recrutamento até final de 2018, tendo até ao momento participado no projeto 237 famílias, número que Cláudia Ribeiro espera ver crescer até atingir as 500 famílias.

O BiTwin insere-se no projeto europeu HEALS – Health and Environment-wide Associations based on Large Population Surveys, que integra dez países europeus.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | ISPUP

Scroll to top