ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 543 João Carlos Correia – Projeto Remedia.Lab quer trazer uma revolução tecnológica e de conteúdos aos media regionais da Região Centro

January 23, 2019

ep543_interiorCom a dupla função de laboratório de incubadora para media regionais, este projeto vai prestar apoio nas áreas da tecnologia, marketing e produção de conteúdos, a quinze meios da região Centro.​


João Carlos Correia, investigador do Labcom.IFP e professor na Universidade da Beira Interior (UBI), está a desenvolver o Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, um projeto que terá as dimensões de observatório, laboratório e incubadora de meios de comunicação da região Centro.

Este projeto divide-se em três pilares principais. O primeiro pilar tem a ver com a produção de novos conteúdos ligados aos diferentes contextos da região Centro que atualmente têm pouca visibilidade na imprensa regional, e com o desenho de uma estratégia para fazer chegar estes conteúdos a novos públicos.

“Há que encontrar uma gramática nova para chegar às pessoas e para que estas se interessem pelos conteúdos dos meios regionais. Isto se calhar passa por uma maior utilização de imagem, por mais mobilidade, e, eventualmente, com o apoio de aplicações tecnológicas e com mais linguagem multimédia, de forma a chegar nomeadamente às novas gerações, e àquelas que já não são tão jovens mas que já cresceram com a internet”, revela.

O segundo pilar tem a ver com o desenvolvimento tecnológico destes meios de comunicação. Segundo João Carlos Correira, o Remedia.Lab pode prestar apoio na construção de plataformas como sites e aplicações, quer com recursos humanos, quer com recursos tecnológicos.

Por fim, há um terceiro pilar que tem a ver com a implementação de modelos de negócio adaptáveis às particularidades de cada destes meios.

“Achamos que a imprensa regional tem uma vantagem. Tem normalmente proximidade com os públicos e a proximidade pode ser uma forma de criar sustentabilidade para modelos de negócio baseados no digital. Só que exigem a incorporação de elementos tecnológicos e elementos de marketing que muitas vezes também carecem de algum apoio especializado e, por isso mesmo, o nosso projeto não é apenas um projeto nem só de jornalistas, nem só de tecnólogos mas inclui também gestores e economistas”, salienta.

O Remedia.Lab vai numa fase inicial prestar apoio a quinze meios de comunicação da região Centro, contudo, João Carlos Correia espera que o conhecimento desenvolvido no âmbito deste projeto abra as portas à participação de mais meios, não apenas da região, mas de todo o país.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | UBI | Labcom.IFP

Scroll to top