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Ep. 798 Marta Entradas – Estudo avaliou como as unidades de investigação comunicam a sua ciência

February 26, 2020

ep798_interiorEste projeto teve como objetivo perceber como as unidades de investigação dentro de universidades financiadas pelo Estado comunicam com a sociedade.


Marta Entradas, investigadora no Centro de Investigação em Estudos de Sociologia (CIES) no ISCTE e investigadora convidada na London School of Economics (LSE), participou no projeto MORE, uma iniciativa internacional com o intuito de analisar as diferentes práticas de comunicação de ciência com a sociedade.  

Para avaliar como as diferentes unidades de investigação comunicam com a sociedade, foram contactados os gabinetes de comunicação destas unidades com o objetivo de compreender e quantificar os recursos usados para implementar as suas estratégias de comunicação.

Marta Entradas procurou também perceber quais as maiores dificuldades que estes profissionais sentiam para comunicar com diferentes audiências.

“Fomos tentar perceber o que leva as instituições a comunicarem mais ou menos com diferentes audiências e aquilo que nós percebemos é que há uma série de factores que influenciam esta actividade, entre eles os recursos e a profissionalização”, revela.

Esta análise demonstrou que instituições com níveis mais elevados de profissionalização têm uma tendência maior para usar as redes sociais. Contudo, o investimento nesta área continua a não ser o foco principal destas instituições.

Em Portugal por exemplo, há uma maior tendência para apostar em conteúdos no website da própria instituição, do que nas redes sociais. Ainda assim, há alguma prevalência do uso do facebook por parte das unidades de investigação portuguesas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | ISCTE | LSE

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