eng. materiais,
90 seg

Ep. 548 João Castro Gomes – Projeto usa resíduos industriais e de minas para desenvolver novos materiais de construção

January 30, 2019

ep548_interiorEste projeto está a estudar a reutilização de resíduos industriais e de minas para desenvolver novos materiais de construção através da aplicação de tecnologias de ativação química de resíduos.​


João Castro Gomes, professor no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do Centro de Materiais e Tecnologias Construtivas (C-MADE), é o responsável pelo projeto eCO2Block que tem como principal objetivo desenvolver tecnologia de produção de materiais de construção que endurecem através da absorção de dióxido de carbono.

“Temos vindo a investigar a reutilização de resíduos industriais e de minas em novos materiais de construção utilizando tecnologias de activação química de resíduos. Estes resíduos, pela sua composição química, em determinadas condições endurecem por si próprios ou seja podem servir de novos cimentos”, explica.

O eCO2Block pretende assim desenvolver a tecnologia de absorção de dióxido de carbono, e conhecer melhor os parâmetros que influenciam o processo de endurecimento, de forma a demonstrar que é possível aplicar esta tecnologia a diferentes tipos de materiais de construção, como por exemplo, blocos, pavets, ou painéis para fachadas de edifícios.

Este projeto terminou recentemente a fase de prototipagem laboratorial e encontra-se neste momento a desenvolver um novo protótipo em ambiente industrial para testar a aplicação desta tecnologia a larga escala.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UBI

Scroll to top