tecnologia,
90 seg

Ep. 551 Rui Rodrigues – Projeto Augmented Video 360 quer revolucionar a forma como são produzidos vídeos 360

February 04, 2019

ep551_interiorEste projeto está a desenvolver um editor e um visualizador para vídeos 360. Este software vai permitir criar anotações no vídeo e guiar a atenção do espectador para onde a acção está a decorrer.​


Rui Rodrigues, investigador do INESC TEC e professor auxiliar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), está a desenvolver o projeto Augmented Video 360 que visa a criação de ferramentas para visualizar e editar vídeos 360 com mais informação que aqueles que podem ser hoje encontrados online.

Atualmente os vídeos 360 que tipicamente encontramos no Youtube, ou no facebook, são vídeos que são capturados com uma câmara num determinado ponto de vista fixo em que o observador pode olhar em qualquer direcção nessa localização.

Segundo Rui Rodrigues, isto limita quem cria os conteúdos pois enquanto numa gravação de um vídeo normal quem grava consegue determinar o foco de atenção do observador, neste caso quem cria o conteúdo não tem controlo sobre para onde o observador está a olhar.

“O que acontece muitas vezes é que quem está a ver um vídeo 360 pode estar a olhar numa direcção e o ponto de interesse do vídeo estar atrás da sua localização. O que nós fizemos foi estender a forma de visualizar esses vídeos para que quando esse tipo de coisas acontecem, serem dadas em tempo real indicações ao observador que há coisas a acontecer fora do seu campo de visão, e que ele deve alterar a sua orientação para ver esses pontos de interesse”, explica.

O Augmented Video 360 é um projeto desenvolvido pelo INESC TEC em parceria com o P3 do Público e financiado pela Google Digital News Initiative (DNI).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | FEUP | INESC TEC

Scroll to top