tecnologia,
90 seg

Ep. 563 Fernando Santos – Projeto INDTECH 4.0 está a preparar a Peugeot/Citroen em Mangualde para a fábrica do futuro

February 20, 2019

ep563_interiorDe sistemas cognitivos, à sensorização de todo o chão de fábrica, este projeto vai testar o potencial das novas tecnologias na linha de montagem de uma fábrica do setor automóvel.​


Fernando Santos, docente da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador do C-MAST – Center for Mechanical and Aerospace Science and Technologies da mesma universidade, aceitou o desafio da Peugeot/Citroen de Mangualde (PSA) para desenvolver o projeto INDTECH 4.0, um projeto que pretende explorar dentro da PSA o potencial que as novas tecnologias poderão ter naquilo que se perspetiva vir a ser uma fábrica de montagem do setor automóvel em 2025.

Com o objetivo de associar novas tecnologias à linha de produção, este projeto espera criar sistemas capazes de aumentar a flexibilidade e o desempenho do trabalhador, criando tecnologia capaz de auxiliar na resolução de problemas em tempo-real.

“A Universidade da Beira Interior vai colaborar essencialmente ao nível do reconhecimento de imagem pelo Departamento de Informática e da simulação através do Departamento de Eletromecânica. Vamos também ter uma componente muito forte da parte da sensorização de todo o chão de fábrica e depois temos também um trabalho importante ao nível do desenvolvimento de assistentes cognitivos ou seja, equipamentos que possam auxiliar o trabalhador no posto de trabalho a saber as funções que têm que desempenhar”, refere.

Segundo o investigador, um dos objetivos deste projeto é dar flexibilidade à empresa na montagem de veículos com opções customizadas sem que para tal seja necessário aumentar o tempo de produção.

“Isso obriga a que os colaboradores da empresa no seu posto de trabalho tenham também a flexibilidade ao nível da informação para saber aquilo que vão fazer no seu posto em cada veículo que lhes chega e que lhes exige tarefas diferentes”, reforça.

O projeto INDTECH 4.0 – Novas tecnologias para fabricação inteligente é financiado pelo COMPETE 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UBI

Scroll to top