gestão,
90 seg

Ep. 568 Pedro Dinis Gaspar – Projeto +AGRO quer tornar mais eficientes as PME do setor agroindustrial

February 27, 2019

ep568_interiorEste projeto desenvolveu um sistema de gestão e manuais de boas práticas para pequenas e médias empresas do setor agroindustrial.


Pedro Dinis Gaspar, investigador do C-MAST – Centre for Aerospace Science and Technologies do departamento de Engenharia Eletromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI), participou no projeto +AGRO, um projeto que contou com a participação de 60 pequenas e médias empresas (PME) da região Centro, Norte e Alentejo.

“O projeto +AGRO destina-se à qualificação de pequenas e médias empresas (PME) no sector agroindustrial. Nós contamos com o apoio de 60 empresas a nível das NUT Centro, Norte e Alentejo, dos setores da carne, produtos lácteos, hortofrutícolas, e padaria e pastelaria. Nestas empresas foram feitas caracterizações dos processos produtivos, das condições de higiene e segurança no trabalho, e também auditorias energéticas”, conta.

Ao nível dos processos produtivos foi desenvolvido um sistema integrado de gestão com o objetivo de organizar toda a informação da gestão das empresas desde o momento que surge uma oportunidade de venda até à saída do produto acabado do armazém.

No que toca à eficiência energética foi desenvolvida uma ferramenta de caracterização e de avaliação do desempenho energético das empresas. Esta ferramenta foi também acompanhada de propostas e sugestões para a melhoria da eficiência energética ao longo do processo de produção.

Por fim, foi também desenvolvida uma ferramenta de avaliação de riscos de saúde e segurança no trabalho.

Aliados a estas ferramentas foram desenvolvidos manuais de boas práticas adaptados às características dos diferentes sectores.

“Estes manuais de boas práticas destinam-se a ser utilizados pelas empresas porque todos eles contêm sugestões de melhorias para cada uma destas áreas e são também manuais muito simples, muito resumidos, que compilam toda a informação do projeto”, acrescenta.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UBI

Scroll to top