gestão,
90 seg

Ep. 1657 Cátia Miriam Costa – Que competências associadas à prática desportiva podem ser transferidas para o mercado laboral?

November 14, 2023

Este projeto está a trabalhar com treinadores de modalidades individuais e colectivas, e com profissionais de recursos humanos para identificar as competências que melhor se traduzem entre o desporto e o trabalho.


Cátia Miriam Costa, professora e investigadora no Centro de Estudos Internacionais (CEI) do ISCTE-IUL, participa no projeto SKILLS by SPORT 4 MED com o objetivo de avaliar que competências associadas à prática desportiva podem ser transferidas para o mercado laboral.

Este projeto nasceu a partir da preocupação de transferir as competências do desporto para a sociedade, não apenas para a vida pessoal, mas também para o trabalho.

Em Portugal foram criados grupos de foco com 16 treinadores de modalidades individuais e coletivas. O objetivo destes grupos foi colocar as pessoas em diálogo de forma a perceber quais eram as competências que elas já reconheciam como transferíveis do desporto para o mercado laboral.

Depois, foram realizados novos grupos de foco com profissionais de recursos humanos, por serem eles os responsáveis pela contratação e pela gestão de candidaturas de emprego. Estes grupos de foco visaram conhecer quais as competências que estes profissionais reconheciam como transferíveis do desporto para o trabalho.

A partir do resultado destes grupos de foco foi desenvolvida uma ferramenta digital com vários módulos formativos que visa consciencializar os atletas, e discutir de que forma esta transferência de competências pode ser feita.

Foi também publicado um livro dirigido à comunidade que apresenta os resultados deste projeto numa linguagem acessível para qualquer pessoa, e não apenas para investigadores e profissionais desta área.

O projeto SKILLS by SPORT 4 MED – Sport as a vehicle for developing skills for the labor market and promoting employability and entrepreneurship é financiado no âmbito do programa europeu Erasmus+.

Saiba mais sobre a investigadora em: twitter | Linkedin | Researchgate | ISCTE

Créditos Foto: Luísa Ferreira

Scroll to top