robótica,
90 seg

Ep. 571 Carlos Viegas – Prevenir os incêndios rurais com máquinas autónomas para a limpeza de terrenos

March 04, 2019

ep571_interiorEste projeto está a desenvolver máquinas autónomas para a limpeza de terrenos florestais.


Carlos Viegas, investigador do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da ADAI – Associação para o Desenvolvimento de Aerodinâmica Industrial da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver este projeto em parceria com o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e com a Silvapor.

“A ADAI tem vindo a desenvolver investigação na área dos incêndios florestais há mais de 20 anos e temos notado que existe uma necessidade de utilizar ferramentas mais avançadas tecnologicamente associadas a esta área da limpeza dos terrenos pois vemos que é uma actividade que ainda é bastante onerosa e pouco eficiente”, explica.

Para melhorar a eficiência da limpeza de terrenos, este projeto está a desenvolver mecanismos que permitam dotar máquinas florestais de capacidades de funcionamento autónomo de forma a potenciar a mão-de-obra existente e a melhorar a eficiência e a rapidez do serviço.

Com este sistema será possível reduzir custos e alargar a abrangência da limpeza dos terrenos de forma a atuar na prevenção dos incêndios rurais.

Ainda numa fase inicial, este projeto já realizou com sucesso um teste piloto no Cartaxo em 2018.

“Fizemos um ensaio de campo no Cartaxo no ano passado em que utilizámos já uma máquina robótica telecomandada dotada de sensores para recolha de dados que depois nos irão permitir ver quais os maiores desafios da parte tecnológica que existe enquanto tentamos colocar estas máquinas a funcionar de forma autónoma neste tipo de ambientes não estruturados como é o caso de uma floresta ou campo”, reforça.

O desafio agora passa pela automação deste sistema que, além das máquinas de limpeza de terrenos, vai também contar com o apoio de drones para fazer o mapeamento da área.

Os dados recolhidos pelos drones vão permitir definir percursos mais eficientes para a limpeza do mato consoante as diferentes características de cada terreno.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC

Scroll to top