tecnologia,
90 seg

Ep. 572 Maria Vasconcelos – Aplicação quer ajudar idosos a melhor gerir a sua alimentação

March 05, 2019

ep572_interiorEsta aplicação define planos nutricionais para idosos com base nas suas características pessoais e no seu estilo de vida. O objetivo passa por ajudar os utilizadores a melhor gerir a sua alimentação, garantindo que estes possam comer de forma saudável e sem cometer excessos.​


Maria Vasconcelos, investigadora da Fraunhofer Portugal AICOS, tem vindo a desenvolver diferentes projetos na área da nutrição com o objetivo de produzir uma ferramenta de apoio aos utilizadores para incentivar hábitos de alimentação saudável.

Com base na dieta mediterrânea, foi desenvolvida em conjunto com nutricionistas uma aplicação para idosos que tem como objetivo sugerir um plano semanal de alimentação.

“É uma aplicação móvel que tem em conta os dados antropométricos do utilizador, como por exemplo o peso, a altura, a sua atividade física e ainda as suas preferências alimentares de forma a construir um plano de recomendação personalizado”, revela.

Esta aplicação recolhe dados sobre as preferências e o estilo de vida de cada utilizador permitindo assim desenvolver planos de nutrição personalizados através da avaliação que o utilizador faz das receitas que lhe são sugeridas.

A aplicação foi já testada por trinta idosos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com resultados bastante positivos.

Estão também a ser desenvolvidas versões adaptadas à cultura e hábitos alimentares de Inglaterra e dos Países Baixos, os próximos países a receber esta aplicação.

“Tivemos a oportunidade de alargar este projeto de investigação a outros países como a Inglaterra e os Países Baixos e também em conjunto com nutricionistas alargámos esta possibilidade para estas outras culturas. Os hábitos alimentares são culturalmente diferentes e então não é possível construir uma ferramenta que seja universal”, explica.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Google Scholar | Fraunhofer

Scroll to top