robótica,
90 seg

Ep. 578 Vítor Filipe – Este robot ajuda-o na toma dos seus medicamentos

March 13, 2019

ep578_interiorEste grupo de investigação desenvolveu um robot capaz de ajudar os idosos na toma dos seus medicamentos. Através da análise de imagem e de reconhecimento facial o robot é capaz de identificar os diferentes medicamentos e de os levar à pessoa certa.


Vítor Filipe, docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no INESC TEC, trabalha no desenvolvimento de formas de interacção natural entre robots e idosos de forma a que o robot possa entender a fala humana, compreender o sentido das palavras, e perceber os gestos corporais e as expressões faciais de cada pessoa.

No projeto de apoio à toma de medicamentos foi realizado um protótipo laboratorial em que o robot através de câmaras consegue detectar o medicamento que o idoso deve tomar e, através do reconhecimento facial e da análise de imagem, identificar a pessoa que o deve tomar.

“Consideremos que temos a senhora Adelaide que toma vários medicamentos que estão armazenados numa prateleira, o robot à hora devida dirige-se à prateleira, recolhe o medicamento, procura a dona Adelaide e informa-a que deve tomar o seu medicamento”, explica.

O reconhecimento facial é uma das características mais importantes deste robot pois permite identificar a pessoa certa que deve tomar o medicamento. Esta característica permite que esta tecnologia seja aplicada, por exemplo, num lar de idosos.

“O robot além de recolher o medicamento devido deve-o entregar a determinada pessoa. Cada pessoa tem o seu regime, a sua prescrição e portanto o robot, através da sua base de dados sabe exactamente quem deve tomar o quê e a que horas. É assim necessário ele fazer a identificação da pessoa através da análise facial”, conclui.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | INESC TEC

Scroll to top