medicina,
90 seg

Ep. 579 Manuel Lemos – Estudo quer conhecer as alterações genéticas por trás dos tumores da hipófise

March 14, 2019

ep579_interiorEste projeto vai estudar famílias com histórico de tumores da hipófise para identificar as alterações genéticas hereditárias responsáveis pelo desenvolvimento deste tumor​.


Manuel Lemos, médico endocrinologista, professor na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) e investigador no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS), lidera um grupo que se dedica a estudar a influência das hormonas na saúde humana, com interesse particular nos tumores da hipófise.

“Nós estamos particularmente interessados em estudar os mecanismos por trás de várias doenças endócrinas e uma das doenças endócrinas que nós estudamos é o conjunto de doenças designadas por tumores da hipófise”, revela.

A hipófise é uma glândula endócrina situada por baixo do cérebro e que produz várias hormonas importantes para a sobrevivência do ser humano. Esta glândula sofre por vezes um processo de crescimento dando origem a um tumor da hipófise.

Os tumores da hipófise caracterizam-se por produzir hormonas em excesso, o que pode ter consequências importantes em termos de saúde.

“Um dos projetos que nós tivemos mais recentemente aprovados pretende estudar quais são as causas moleculares por trás destes tumores da hipófise. Estamos particularmente interessados em estudar de que forma as alterações genéticas que são herdadas dos nossos antepassados podem influenciar o risco de vir a desenvolver esses tumores”, conta.

Segundo Manuel Lemos, por vezes que ocorrem em vários elementos da mesma família alterações genéticas, ou mutações, que são responsáveis pelo desenvolvimento de tumores da hipófise familiar.

Nesse sentido, o seu grupo de investigação vai analisar material genético de famílias com histórico de tumores da hipófise para identificar quais as alterações responsáveis por esta doença.

“Estamos particularmente interessados em estudar quais são essas mutações, quais são esses genes que são responsáveis pela presença de tumores da hipófise em vários membros da mesma família”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CICS.UBI

Scroll to top