medicina,
90 seg

Ep. 786 Nuno Taveira – Projeto avalia a transmissão de VIH de mãe para filho em Moçambique e na Tanzânia

February 10, 2020

ep786_interiorEste estudo está a avaliar 6 mil pares mãe/filho em Moçambique e na Tanzânia com o objetivo de avaliar a eficácia do diagnóstico precoce na prevenção da infeção por VIH.


Nuno Taveira, professor catedrático do Instituto Universitário Egas Moniz (ISCSEM) e investigador associado do Instituto de Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), está a desenvolver este projeto com o intuito de avaliar se o diagnóstico precoce de VIH, assim como o seu tratamento, permitem melhorar a sobrevida destas crianças.

Este projeto vai avaliar a eficácia do diagnóstico precoce em diminuir a progressão da infeção e o número de infeções associadas ao VIH, em comparação com crianças diagnosticadas apenas às seis semanas após a nascença.

O estudo envolve cerca de 6 mil pares mães filho na Tanzânia e em Moçambique e implica a utilização de novos métodos de diagnóstico molecular e a intervenção intensiva de enfermeiras e de parteiras ao nível do diagnóstico e da iniciação da terapêutica.

Vai ser também avaliada a viabilidade económica do diagnóstico precoce para perceber se este protocolo de intervenção poderá vir a ser prolongado no tempo nestes países após o término deste projeto.

Nuno Taveira espera que este estudo ajude a consciencializar os serviços de saúde destes países para a necessidade do diagnóstico precoce para a transmissão do VIH entre mãe e filho.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | iMed

Scroll to top