astronomia,
90 seg

Ep. 583 Teresa Barata – Projeto SWAIR desenvolve sistema de apoio de aproximação à pista para aeroportos

March 20, 2019

ep583_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema de monitorização de meteorologia espacial, de navegação área e de posicionamento por satélite, para auxiliar os processos de aterragem e de aproximação à pista em aeroportos.​


Teresa Barata, investigadora do Centro de Investigação da Terra e do Espaço (CITEUC) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC) da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver o projeto SWAIR (Space Weather and GNSS monitoring services for Air Navigation) com o objetivo de desenvolver um serviço de apoio à navegação aérea.

Há dois tipos de interferências que podem causar problemas na navegação aérea. A primeira tem o nome de ‘jamming’, uma interferência provocada de propósito por ação humana para que haja uma quebra no sinal de navegação.

A segunda tem a ver com causas naturais provocadas pela atividade solar que entra no campo da meteorologia espacial. A equipa de Teresa Barata está precisamente a trabalhar em soluções para diminuir o impacto deste tipo de interferências na navegação área.

“O futuro da navegação aérea cada vez mais passa por sistemas de posicionamento global, o chamado GNSS ou GPS e portanto temos que garantir que haja qualidade do sinal GNSS nos aeroportos para que os aviões e a navegação possa fazer as suas manobras”, reforça.

A atividade solar é monitorizada continuamente através de missões espaciais ao Sol da NASA e da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês), que disponibilizam de forma gratuita os dados obtidos nestas missões.

Com estes dados é possível monitorizar a atividade solar e agir de forma preventiva sempre que ocorre um fenómeno capaz de provocar uma perturbação nos satélites de navegação.

“Nós estaremos atentos e veremos se há interferência no nosso sistema que iremos instalar este ano nos aeroportos”, revela.

O projeto SWAIR é realizado pela Universidade de Coimbra em consórcio com as empresas Present Technologies e Bluecover Technologies.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate

Scroll to top