medicina,
90 seg

Ep. 585 Jaime Cardoso – Projeto CLARE desenvolve sistema de apoio ao rastreio do cancro cervical

March 22, 2019

ep585_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema que usa visão por computador e machine learning para criar um método de diagnóstico do cancro cervical através de imagens do colo do útero.​


Jaime Cardoso, investigador no Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC e professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), desenvolve o projeto CLARE em parceria com a Fraunhofer Portugal AICOS.

“O projeto CLARE é um projeto no âmbito do rastreio do cancro cervical que surgiu numa feliz coincidência de duas linhas de trabalho uma no CTM na análise de imagem de colposcopia e outra em simultâneo com os colegas na Fraunhofer Portugal que estavam a estudar a análise de imagem citológica para o cancro cervical”, conta.

Neste projeto a equipa do INESC TEC está a usar as suas competências em visão por computador e machine learning para desenvolver um sistema capaz de olhar para imagens citológicas e de colposcopia para perceber o que estas demonstram a nível de diagnóstico.

“Vamos tentar desenvolver algoritmos que sejam capazes de olhar para uma imagem quer de citologia, quer de colposcopia e perceber se tem qualidade suficiente para diagnóstico. Passando esta triagem vamos tentar desenvolver algoritmos que sejam capazes de perceber numa imagem pistas de malignidade”, explica.

Através desta análise de imagem vão ser extraídos padrões com base no histórico de dados recolhidos e na experiência passada do especialista. Estes padrões vão ser traduzidos em algoritmos capazes de prever o diagnóstico através de uma imagem do colo do útero da paciente.

“Estas competências têm vindo a ser trabalhadas no INESC TEC ao longo dos últimos quinze anos e nos últimos cinco focadas especificamente no cancro cervical. Estamos a tentar ser uma referência a nível mundial na área do cancro cervical e acho que de facto é o momento certo para cuidarmos destas contribuições na comunidade”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | INESC TEC | FEUP

Scroll to top