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Ep. 593 Frederico Meireles – Estudo propõe melhorias para incentivar o percurso a pé de casa à escola para crianças do ensino básico

April 03, 2019

ep593_interiorEste estudo desenvolveu uma proposta de melhoria do trajeto casa-escola numa escola básica da freguesia de Fânzeres em Gondomar. O objetivo é incentivar um maior número de alunos a trocar o carro pelo percurso a pé ou de bicicleta.​


Frederico Meireles, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador do CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, é o porta-voz deste estudo desenvolvido pela arquiteta paisagista Andreia Ramos, e orientado por Laura Roldão e Costa, professora na UTAD.

Nos últimos vinte anos houve uma inversão do paradigma do uso de transportes no percurso casa-escola. Enquanto nos anos de 1980 cerca de 80% das crianças ia para a escola a pé, hoje em dia esse número é de apenas 10%.

Segundo Frederico Meireles, esta mudança de paradigma deve-se ao facto de a rua ser hoje um espaço visto como pouco seguro e pouco convidativo à deslocação a pé ou de bicicleta. Neste sentido, este estudo procurou desenvolver uma série de sugestões com o intuito de melhorar a segurança e o conforto dos percursos pedonais em pontos estratégicos da cidade.

“O objetivo era criar percursos e desenhar esses percursos para que estes se tornassem mais seguros e conectassem melhor as zonas habitacionais com a escola. Queríamos criar um desenho acessível, que melhorasse a acessibilidade significativamente, e que também se apresentasse como um percurso confortável”, refere.

Para o investigador, um bom desenho urbano é um desenho que não se apresenta como um entrave para o acesso pedonal.

“Os próprios pais quando percebem que o percurso casa-escola é um percurso confortável que as crianças conhecem e que conseguem fazer com segurança, sentem-se mais confortáveis em deixar as crianças a ir para a escola a pé”, salienta.

Este estudo contou ainda com a participação do Instituto Criança na Cidade.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | UTAD

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