física,
90 seg

Ep. 600 Ana Pires – Primeira Cientista-Astronauta portuguesa colabora com a NASA para desenvolver novos modelos climáticos

April 12, 2019

ep600_interiorEste projeto está a estudar as nuvens que “brilham” na mesosfera terrestre para com esses dados desenvolver novos modelos climáticos.


Ana Pires, investigadora do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e do INESC TEC, participou na PoSSUM Academy, um projeto da NASA para a atribuição do curso de cientista-astronauta.

As nuvens noctilucentes são as nuvens que se encontram a uma maior altitude na atmosfera terrestre, a cerca de 83 quilómetros do solo. Estas nuvens são sensíveis à radiação solar e às alterações climáticas, o que as torna num alvo interessante para o estudo do clima.

O projeto PoSSUM é um projeto de ciência suborbital financiado pela NASA que tem como objetivo o estudo da mesosfera e das nuvens noctilucentes para perceber o que estas nuvens nos podem dizer sobre as mudanças climáticas.

“As nuvens noctilucentes são nuvens no espaço que nós vemos a partir da Terra e que brilham. Tudo o que é medido na mesosfera através dos balões da NASA ou através de alguns voos que este projeto já teve a oportunidade de fazer, essas características, essas medições, ajudam a tentar simular e fazer modelos climáticos para tentar perceber essas mudanças aqui”, explica.

Ana Pires concluiu recentemente o curso de cientista-astronauta da NASA no âmbito do projeto PoSSUM. O objetivo passa agora por usar esse conhecimento para estreitar em termos institucionais a relação do ISEP e do INESC TEC com a NASA e, mais concretamente, com o projeto PoSSUM.

“Penso que este foi o primeiro passo para que em termos institucionais o ISEP e o INESC TEC possam começar a colaborar com o projeto PoSSUM e com os investigadores dos EUA, e para que essa cooperação seja mútua, para que aquilo que fazemos aqui no nosso laboratório também possa ser usado para colaborarmos em futuros projetos”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: INESC TEC

Scroll to top