robótica,
90 seg

Ep. 602 José Miguel Almeida – Projeto VAMOS usa robots para exploração de minério em minas inundadas

April 16, 2019

ep602_interiorEste projeto está a usar robots submarinos e plataformas aquáticas de mineração para explorar o potencial de extração em minas inundadas.​


José Miguel Almeida, investigador no INESC TEC e docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), participa no projeto VAMOS, um projeto que tem como objetivo demonstrar a viabilidade da exploração de minério em minas inundadas.

O projeto VAMOS utiliza uma plataforma de mineração subaquática, uma máquina de mineração capaz de trabalhar debaixo de água, equipada com sensores que permitem ao operador ter uma total perceção do ambiente que rodeia a máquina. Isto vai permitir ao operador planear e efetuar as operações de corte e de mineração, a partir de um centro de operações remoto, com recurso a realidade virtual.

A matéria-prima extraída é depois bombeada para a superfície para posteriormente entrar nos métodos tradicionais de pré-processamento e de tratamento da matéria.

Além desta plataforma o INESC TEC desenvolveu também um robot autónomo submarino que tem como papel mapear a superfície subaquática da mina, identificar pontos de interesse e auxiliar a plataforma no processo de mineração.

“O INESC TEC desenvolveu também um robot, que é um robot autónomo que permite fazer operações, quer a parte de mapeamento inicial da mina, quer consecutivas atualizações do mapeamento, como apoiar a máquina em certas operações que permitam fazer a inspeção mais detalhada, quer da máquina, quer do local que se está a minerar. Este robot permite também alimentar o ambiente de realidade virtual com essas informações todas para complementar os sensores da máquina”, acrescenta.

Este projeto quer assim dar uma nova vida a minas a céu aberto que foram desativadas por se encontrarem atualmente inundadas.

Saiba mais sobre o investigador em: INESC TEC

Scroll to top