medicina dentária,
90 seg

Ep. 607 Sérgio Matos – Investigação desenvolve ‘camuflagem’ que protege os dentes da placa bacteriana

April 23, 2019

ep607_interiorEste projeto está a desenvolver uma solução capaz de proteger os dentes da formação de placa bacteriana. Com recurso a péptidos, este revestimento invisível consegue impedir que as bactérias adiram ao dente travando o crescimento da placa.​


Sérgio Matos, docente e investigador na área da Medicina Dentária na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), está a desenvolver o Biolocker, um revestimento inibidor da formação de placa bacteriana.

“Nós sabemos que a placa bacteriana forma-se com uma cronologia muito própria começa primeiro pela colonização de determinadas bactérias específicas que só estas é que têm a capacidade de aderir aos dentes e, ao evitarmos que estas bactérias de uma forma seletiva o façam, estamos a inibir todo o processo a jusante”, explica.

Com base neste conhecimento, esta investigação pretende criar, com base em péptidos, uma camuflagem ou um revestimento invisível dos dentes para que as bactérias não reconheçam os dentes como tal e não adiram aos mesmos.

Os péptidos usados para o desenvolvimento do Biolocker aderem a proteínas específicas de origem salivar que existem na saliva e que revestem o dente naturalmente. Estas proteínas são o alvo preferencial das bactérias que iniciam o processo de adesão da placa bacteriana.

Ao ligar estes péptidos às proteínas que revestem os dentes, é possível impedir que as bactérias adiram a eles.

“A nossa primeira preocupação é tentar alcançar um produto à base de um colutório, de uma solução para que se possa fazer bochechos, no entanto estes péptidos têm a vantagem de poderem ser veiculados por diversos tipos de excipientes, nomeadamente géis para aplicação tópica, pastas dentífricas e eventualmente também incorporado em pastilhas elásticas para as pessoas puderem utilizar ao longo de um dia, por exemplo”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | FMUC

Scroll to top