ambiente,
90 seg

Ep. 608 Simone Varandas – Investigação estuda o impacto das espécies invasoras nas populações de bivalves de água doce

April 24, 2019

ep608_interiorEste estudo está a analisar o impacto das espécies exóticas nos ecossistemas dos rios portugueses e na sobrevivência das espécies nativas.​


Simone Varandas, professora da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora do CITAB – Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas, está a olhar com particular atenção para os ciprinídeos, peixes de pequenas dimensões, e para os bivalves de água doce.

“As espécies piscícolas invasoras em Portugal posso dizer que é um drama porque estão a afetar a biodiversidade das espécies nativas. Fundamentalmente os ciprinídeos de pequenas dimensões estão a ser bastante afetados devido a estas espécies porque a maior parte delas são predadoras vorazes”, explica.

Este projeto teve como tarefa catalogar e identificar zonas de descontinuidade nos rios, nomeadamente barragens e infraestruturas transversais que pudessem criar diversidades genéticas diferentes nas comunidades ecológicas a montante ou a jusante destas barreiras.

Foram estudadas as comunidades piscícolas, as comunidades de macroinvertebrados, foram analisadas as características físico-químicas do ambiente, e foi também feita a caracterização do habitat, através do DNA ambiental.

“Foram também ainda estudado o impacto das espécies invasoras a nível do ecossistema global, quer as terrestres, quer as aquáticas, assim como o impacto que elas tinham nas comunidades de bivalves de água doce”, acrescenta.

Os resultados desta análise revelaram que estas espécies invasoras têm um impacto bastante grande sobre as comunidades de bivalves, nomeadamente através da sua predação quer na fase adulta, quer na fase de gloquídio, a fase larvar do bivalve de água doce.

Simone Varandas sugere que sejam adotadas medidas mais fortes de fiscalização e de proteção das espécies endémicas de água doce para minimizar a propagação de espécies exóticas nos ecossistemas de água doce em Portugal.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CITAB

Scroll to top