nanotecnologia,
90 seg

Ep. 619 Paula Luísa Braga – T-shirt de nanocelulose ajuda a prevenir e a tratar as dores lombares

May 09, 2019

ep619_interiorEsta equipa de investigação desenvolveu uma t-shirt em fibras de nanocelulose com o objetivo de prevenir e tratar a lombalgia em trabalhadores com funções repetitivas.​


Paula Luísa Braga, docente do Departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora do INEGI, está a colaborar com o Instituto Piaget de Viseu (IPV) para desenvolver uma t-shirt capaz de tratar a lombalgia.

“A lombalgia é um problema que afeta a maior parte dos trabalhadores que têm funções repetitivas ao longo das oito horas de trabalho. Ela leva a um elevado número de baixas médicas e a um elevado número de queixas. É assim necessário pensar que todas as pessoas que têm este tipo de trabalho precisam de apoios para a sua zona lombar. Existem já alguns apoios no mercado, mas a nossa ideia é fazer um apoio que tivesse algo diferente e que funcionasse bem nestes casos”, conta.

Foi assim desenvolvido um protótipo de uma t-shirt que será usada pelos trabalhadores durante o período laboral. Esta t-shirt é composta por um poliéster com nanopartículas inteligentes que tem uma faixa na zona lombar impregnada com nanocelulose o que permite simultaneamente a libertação de calor, mantendo a rigidez que dá suporte à zona lombar.

Segundo a investigadora, esta rigidez é particularmente importante para quem está em posições repetitivas.

Está neste momento a ser desenvolvido um protótipo desta t-shirt que será testado por doentes com lombalgia do Instituto Piaget de Viseu.

“Neste momento nós fizemos todos os testes de impregnação da nanocelulose no têxtil e estamos numa fase já de produção do protótipo para testes. Depois este protótipo seguirá para Viseu onde será testado por doentes do Piaget de Viseu para vermos quais serão os efeitos, se realmente funciona, se não funciona e como é que funciona”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: DeGóis | UTAD

Scroll to top