microbiologia,
90 seg

Ep. 621 Cecília Arraiano – Projeto quer domesticar bactérias para o tratamento de ambientes poluídos

May 13, 2019

ep621_interior_v2Esta investigação está a desenvolver mecanismos genéticos para domesticar bactérias com o objetivo de as usar para o tratamento de ambientes poluídos e para o reaproveitamento de resíduos.​


Cecília Arraiano, investigadora do ITQB NOVA, está a participar no projeto europeu EmPowerPutida com o objetivo de usar bactérias para a produção de produtos como isobutanol ou herbicidas biodegradáveis.

“Todas as células têm o muito conhecido DNA, o nosso património genético, que é como se fosse um desenho que um arquiteto faz, mas depois esse desenho tem que ir para os engenheiros e para os construtores, para fazer os edifícios, e quem traduz a informação desse DNA é o RNA que existe em todos os seres vivos”, conta.

No seu laboratório Cecília Arraiano estuda bactérias que são nefastas para o Homem e para o ambiente com o objetivo de modificar o seu RNA e as proteínas que o controlam de forma a usar estas bactérias para o nosso benefício.

Um exemplo da aplicação deste conhecimento é o projeto europeu EmPowerPutida. Neste projeto é utilizada uma bactéria não patogénica chamada Pseudomonas putida que é capaz de crescer em ambientes poluídos e em ambientes contaminados com agentes petrolíferos.

“Muitas das bactérias boas tentamos utilizar em muitos processos úteis para a sociedade. No projeto europeu EmPowerPutida utilizamos uma bactéria que se chama Pseudomonas putida. Como esta bactéria está habituada a crescer em ambientes poluídos podemos usá-la como uma fábrica molecular para produzir de uma forma biológica componentes químicos como isobutanol, herbicidas biodegradáveis e muitos outras moléculas que são menos nefastas para o ambiente”, revela.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | ITQB NOVA

Scroll to top