eng. civil,
90 seg

Ep. 622 Luís Simões da Silva – Este sistema protege os edifícios do impacto da ação sísmica

May 14, 2019

ep622_interiorA maior parte do dano sofrido por um edifício durante um sismo ocorre junto às ligações entre as vigas e as colunas. Este sistema permite dissipar a energia do abalo minimizando o impacto do sismo junto destas estruturas.​


Luís Simões da Silva, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e diretor do ISISE – Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia de Estruturas, participou no projeto FREEDAM com o objetivo de desenvolver soluções para o melhorar o comportamento dos edifícios perante um sismo.

“Sabendo nós que em estruturas de edifícios o dano ocorre fundamentalmente junto às ligações entre a viga e a coluna, desenvolvemos um detalhe específico que por atrito permite dissipar a energia numas peças que foram desenvolvidas propositadamente para o efeito com revestimentos especiais que garantem uma dissipação muito regular e que se mantém ao longo de todo o evento. Isto permite localizar todo o dano nessas peças que poderão posteriormente ser substituídas”, revela.

Estas peças vão funcionar como amortecedores desviando a ação sísmica das ligações entre as vigas e as colunas e concentrando toda essa energia neste sistema.

Para comprovar a eficiência deste conceito foram desenvolvidos ensaios físicos reais para testar a resistência destes componentes. O protótipo deste sistema foi instalado num edifício de dois pisos à escala real e testado num laboratório de análise sísmica.

“Para além de simulações numéricas tínhamos que mostrar com ensaios físicos reais que funcionava e para isso tivemos um trabalho experimental bastante intenso em que testámos inicialmente componentes, depois ligações à escala real, e, finalmente, um edifício de dois pisos também à escala real”, acrescenta.

Finalizada a fase de testes o projeto FREEDAM encontra-se neste momento em fase de comercialização do produto junto da indústria.

O FREEDAM é um projeto europeu desenvolvido em consórcio entre o Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, as universidades de Liège, na Bélgica, Nápoles e Salerno, em Itália, e ainda dois parceiros industriais, a FIP Industriale, em Itália, e OFELIZ, em Portugal.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FCTUC

Scroll to top