arqueologia,
90 seg

Ep. 672 Tânia Casimiro – Descoberta em Lisboa lixeira do século XIX com restos mortais de recém-nascidos

July 23, 2019

ep672_interiorA descoberta de nados mortos numa lixeira do século XIX revela novos traços comportamentais da população lisboeta durante este período.​


Tânia Casimiro, investigadora no Instituto de História Contemporânea (IHC) e no Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), estuda a arqueologia contemporânea em Portugal com o objetivo de estudar e conhecer o dia-a-dia das pessoas comuns quer em ambiente rural, quer em ambiente urbano.

Em Lisboa, na Rua do Vale, foi encontrado e escavado um local arqueológico datado de finais do século XIX e inícios do século XX. Neste local existiu até 1930 uma lixeira localizada no saguão de um prédio. Os moradores desse prédio usariam esse espaço para se livrar do seu lixo.

Por entre os restos de lixo deixado por estas pessoas foram encontrados três nados mortos.

“Entre toda a cultura material associada a esse contexto arqueológico, o interessante deste sítio é que foram encontrados três nados mortos juntamente com o lixo. Estes bebés quando nasceram, visto que não nasceram vivos, foram simplesmente atirados para o caixote do lixo como se fossem qualquer dejeto humano que para ali foi atirado”, revela.

Para Tânia Casimiro este achado demonstra que alguns dos padrões básicos partilhados pela nossa sociedade, como a forma como lidamos com a morte, não estavam já estabelecidos no passado recente da nossa cultura.

“Estes contextos arqueológicos mostram-nos que aquilo que nós hoje em dia achamos que são os padrões básicos de vivência, e mesmo a forma como nós lidamos com a vida e com a morte, eram completamente diferentes há cerca de cem anos atrás. As pessoas reagiam a estas perdas provavelmente de maneira diferente à forma como hoje reagimos à perda de uma criança quando ela nasce”, conclui.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | IHC

Scroll to top