design,
90 seg

Ep. 674 Pedro Campos – SENSE SEAT: Esta cadeira permite criar um ambiente isolado e à medida do utilizador

July 25, 2019

ep674_interiorEste projeto desenvolveu uma cadeira que funciona como uma cápsula à prova de som. Completamente isolada do ambiente exterior, esta cadeira permite ao utilizador controlar o som, a música, as cores e até o cheiro à sua volta.​


Pedro Campos, investigador do M-ITI – Instituto de Tecnologias Interativas e professor associado no Departamento de Engenharia Informática da Universidade da Madeira (UMa), desenvolveu o projeto SENSE SEAT que teve como objetivo desenhar uma cadeira capaz de criar um microambiente personalizado a cada utilizador.

“Trabalhamos na área da cognição aumentada. Embarcamos na visão que as tecnologias digitais serão a nossa extensão, serão o aumento das nossas capacidades cognitivas e, no âmbito desta investigação desenvolvemos um projeto inovador chamado SENSE SEAT”, conta

O SENSE SEAT é uma nova peça de imobiliário interativo que faz uso de um princípio da psicologia cognitiva que é o efeito de primazia. Este princípio dita que em circunstâncias normais uma pessoa presta mais atenção à informação que lhe é dada em primeiro lugar do que àquela que lhe é dada de seguida.

Este projeto desenhou uma cápsula à prova de som na qual o utilizador pode relaxar ou trabalhar.

“Dentro desta cápsula podemos escolher a nossa banda sonora favorita, as nossas luzes, as nossas animações preferidas através de uma aplicação no telemóvel. Qualquer pessoa através do seu telemóvel pode definir as suas preferências e a própria tecnologia consegue compreender os hábitos e os princípios persuasivos que funcionam melhor com cada utilizador individual”, revela.

Esta tecnologia inclui ainda um estímulo olfativo que também ele pode ser regulado pelo utilizador.

“As cadeiras hoje em dia são todas iguais, esta adapta-se em termos de estímulos sensoriais às necessidades do utilizador. Algumas pessoas gostam de adormecer ao som da chuva, outras precisam de escuridão total. Cada utilizador é diferente, e com esta capacidade, e com esta tecnologia, conseguimos ter peças de mobiliário que se adaptam às pessoas e não ao contrário”, reforça.

O primeiro protótipo desta cadeira já foi testado com sucesso e estará em breve no mercado. A ideia, para já, passa por promover este produto dentro do setor da hotelaria.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | M-ITI

Scroll to top