nanotecnologia,
90 seg

Ep. 688 Amparo Faustino – Investigação quer usar terapia fotodinâmica para eliminar bactérias multirresistentes

September 25, 2019

ep688_interiorEsta investigação está a estudar o uso de uma molécula capaz de reagir quando é irradiada por um determinado comprimento de luz para combater e eliminar bactérias multirresistentes.​


Amparo Faustino, investigadora do Grupo de Química Orgânica do Departamento de Química da Universidade de Aveiro (UA), está há mais de 20 anos a trabalhar na síntese de moléculas para aplicação em terapia fotodinâmica.

A terapia fotodinâmica baseia-se na aplicação de uma molécula orgânica, conhecida por fotossensibilizador que reage quando é irradiada por um determinado comprimento de onda. Quando esta molécula é ativada ela origina espécies reativas de oxigénio que, se estiverem em contacto com uma bactéria, conseguem eliminá-la.

A molécula desenvolvida neste projeto tem como alvo principal a bactéria Staphylococcus aureus, uma bactéria patogénica oportunista que consegue sobreviver sobre diversas condições sem requisitos nutricionais ou ambientes específicos. Esta bactéria é uma das principais responsáveis por infeções hospitalares.

“Ela desenvolve muito facilmente resistência a antibióticos portanto o seu tratamento pelos métodos tradicionais está cada vez mais comprometido dada as resistências que ela vai desenvolvendo aos antibióticos comerciais”, conta.

Os testes desenvolvidos in vitro revelaram que a molécula fotossensibilizadora sintetizada pelo grupo de Amparo Faustino é eficaz na inativação desta bactéria em situações controladas.

Ensaios desenvolvidos com pele de porco, um modelo próximo e capaz de mimetizar a pele humana, também apresentaram resultados muito positivos ao fim de três ciclos de tratamento.

“Conseguíamos não só inativar o Staphylococcus aureus até ao limite de deteção como conseguimos ainda inativar o Staphylococcus aureus multirresistente a antibióticos”, revela.

A terapia fotodinâmica apresenta-se assim como uma solução possível para o tratamento de infeções por bactérias multirresistentes. 

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UA

Scroll to top