ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 689 Miguel Leal – Startup estuda o impacto do uso de infografias na divulgação de estudos científicos nas redes sociais

September 26, 2019

ep689_interiorEsta startup avaliou o impacto do uso de infografias na divulgação de artigos e estudos nas redes sociais de publicações científicas.​


Miguel Leal, cofundador da SCITE, empresa startup na área da Comunicação de Ciência, desenvolveu este estudo em parceria com o Journal of the World Aquaculture Society, uma revista da área da aquacultura.

Este projeto visou criar informação visual, mais concretamente infografias, para alguns dos artigos publicados nesta revista e partilhados nas redes sociais.

Os dados preliminares deste projeto indicam que houve um aumento considerável no número de visualizações e de cliques nos artigos com infografias quando comparados com os restantes.

Segundo Miguel Leal, até então a revista limitava-se a publicar nas redes sociais o título do artigo acompanhado de um link para o seu site. Estas publicações tinham um máximo de 200 visualizações e um valor muito baixo de cliques.

As infografias conseguiram atingir uma média de três a quatro mil visualizações e de 300 cliques por artigo.

“As infografias que produzimos tiveram entre três a quatro mil visualizações o que resultou num maior número de cliques, um parâmetro muito importante nas redes sociais que mostra quantas pessoas estão interessadas em clicar na publicação e saber mais sobre o artigo”, revela.

Para Miguel Leal estes resultados demonstram que o uso de informação visual pode ter um impacto significativo na divulgação de conteúdo científico.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | SCITE

Scroll to top