psicologia,
90 seg

Ep. 695 José Ferreira Alves – Criado plano de intervenção para apoiar idosos vítimas de maus tratos

October 04, 2019

ep695_interiorEste projeto desenvolveu um programa de formação para auxiliar as autoridades responsáveis na deteção, resolução e apoio de idosos vítimas de maus tratos.


José Ferreira Alves, professor e investigador na Escola de Psicologia da Universidade do Minho (UM), participou na construção de um curriculum de formação para profissionais de saúde que está atualmente a ser implementado nas cidades de Braga e de Guimarães.

O objetivo principal deste projeto foi construir um curriculum de formação de profissionais de saúde, de assistentes sociais, e de forças de segurança, que os ajude a desenvolver capacidades para lidar com casos de abuso e de mau trato a pessoas idosas.

Este curriculum foi desenvolvido com base em sessões de aprendizagem colaborativa que contaram com a presença de médicos, assistentes sociais, enfermeiros, autarcas e da coordenadora da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) de Braga.

“Nestas reuniões trabalhámos orientados por perguntas. Em cada sessão respondíamos a uma pergunta em conjunto, por exemplo, que ideia têm sobre o que é o abuso ou o mau trato a uma pessoa idosa, como o definem, como o identificam, como o tratam a seguir, com que suportes lidam com cada caso, que encaminhamento lhe dão, que profissionais intervêm habitualmente no que fazem, e que uso fazem do sistema judicial”, conta.

Estas sessões foram realizadas ao longo de um período de cerca de seis semanas consecutivas, e permitiram tornar claras as necessidades da população e dos diferentes profissionais no apoio e tratamento de idosos vítimas de abuso.

Destas sessões resultaram as linhas gerais do curriculum de formação que está atualmente a ser implementado nas cidades de Braga e de Guimarães.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM

Scroll to top