psicologia,
90 seg

Ep. 1344 Daniel Rijo – Intervenção usa terapia baseada na compaixão para tratar jovens com traços de psicopatia

June 09, 2022

ep1344_interiorA psicopatia é um transtorno de personalidade caracterizado por falta de empatia e por uma gestão inadequada da raiva.


Daniel Rijo, docente na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) e investigador integrado no CINEICC – Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-comportamental, está a desenvolver o programa PSYCHOPATHY.COMP, uma intervenção psicológica que visa a reabilitação de agressores com traços de psicopatia.

Nos últimos anos a investigação tem demonstrado que indivíduos com níveis elevados de psicopatia, quer sejam jovens, menores, ou até mesmo adultos, são aqueles que habitualmente têm um padrão de comportamento agressivo mais grave, que cometem crimes mais severos, e que têm uma tendência a apresentar maior resistência ao tratamento e às intervenções.

O CINEICC tem experiência no desenvolvimento de programas de intervenção psicológica com vista à reabilitação de agressores. A partir desta experiência nasceu o desafio de desenvolver uma forma de intervenção que apoie a reabilitação de indivíduos com traços de psicopatia.

Foi nesse âmbito que surgiu o PSYCHOPATHY.COMP, uma intervenção que visa modificar os traços psicopáticos a partir de uma nova intervenção psicoterapêutica que é a terapia focada na compaixão.

Os resultados mostraram que esta intervenção é eficaz na redução dos traços psicopáticos e que houve uma grande adesão ao tratamento por parte dos participantes.

Mostrou também haver uma redução dos traços de frieza, de insensibilidade emocional, de grandiosidade, de manipulação, e de impulsividade, e que, quando essa redução ocorre, ela acontece devido ao aumento dos sentimentos de auto e hetero compaixão.

Ao entrar diretamente em contacto com o seu próprio sofrimento, estes indivíduos mostraram-se mais abertos ao sofrimento dos outros.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CINEICC

Scroll to top