ambiente,
90 seg

Ep. 703 Joana Portugal Pereira – Propostas medidas de alteração de consumo para reduzir as emissões de gases com efeito estufa

October 16, 2019

ep703_interiorEstas medidas visam reduzir as emissões de gases com efeito estufa através de uma alteração no consumo de alimentos com origem animal, promovendo dietas alimentares com menor impacto ambiental durante o seu processo de produção.


Joana Portugal Pereira, investigadora no Imperial College de Londres, participa no grupo de trabalho de mitigação do painel intergovernamental de alterações climáticas (IPCC, sigla em inglês).

“No meu grupo de trabalho do IPCC estabelecemos o interface entre decisores políticos relevantes para as alterações climáticas e a política do clima internacional, e o alto conhecimento científico sobre mudanças do clima e a sua mitigação”, conta.

Joana Portugal Pereira trabalha na área de bioenergia e sistemas de captura de carbono, áreas onde é necessário repensar padrões de consumo como a alteração de dietas alimentares.

“Avalio especificamente potenciais sinergias e conflitos que temos entre diferentes metas de redução de emissões de gases com efeito estufa e questões relacionadas com segurança alimentar e serviços de ecossistema, designadamente disponibilidade de água, e impacto na biodiversidade”, revela.

A investigadora usa metodologias de análise de ciclo de vida que olham não apenas para as emissões e impacto no consumo direto de produtos mas também ao longo de toda a cadeia de produção.

“Quando consumimos produtos alimentares não emitimos gases de efeito de estufa mas temos que pensar a montante sobre o impacto da produção desses produtos”, acrescenta.

Por exemplo, produtos derivados de carne e lacticínios têm níveis elevados de emissões, através do uso do solo a nível agrícola pela utilização de fertilizantes nitrogenados, pela emissão de metano, e pela produção animal.

Para reduzir este impacto, na Imperial College de Londres foi já implementado um dia sem carne nas suas cantinas onde estudantes, docentes e demais trabalhadores, são convidados a trocar a carne por pratos à base de vegetais.

A ideia passa por criar um hábito de consumo de produtos mais amigos do ambiente que possa depois ser adotado no dia-a-dia destas pessoas.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Imperial College

Crédito Foto: Público/Nuno Ferreira Santos

Scroll to top