tecnologia,
90 seg

Ep. 729 Hugo Macedo – Sistema de microfiltração sustentável evita o desenvolvimento de bactérias em ares condicionados

November 21, 2019

ep729_interiorEsta startup está a desenvolver um sistema de microfiltros sustentável com propriedades antimicrobianas que evita o desenvolvimento de bactérias como a legionella em ares condicionados.​


Hugo Macedo, CEO da Smart Seperations Ltd, tem como objetivo desenvolver sistemas de microfiltração capazes de melhorar a qualidade do ar e de reduzir o custo de manutenção dos sistemas de ar condicionado.

Um sistema de microfiltração é um sistema que contém filtros com poros de tamanho igual ou inferior a um micrómetro, um milésimo de um milímetro.

Motivado pelos surtos de legionella que têm ocorrido nos últimos anos, Hugo Macedo procurou usar a tecnologia de microfiltração desenvolvida pela Smart Seperations para desenhar uma solução para este problema.

Os surtos de legionella ocorrem quando os sistemas de ar condicionado não são alvo de uma manutenção e limpeza regulares. Quando isto acontece, é acumulada água nestes sistemas que se apresenta como um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias e outros microrganismos.

Nos sistemas de ar condicionado convencionais é necessário substituir os filtros a cada seis meses ou dois anos, consoante o modelo. Os filtros antigos são removidos e deitados fora num processo com algum impacto ambiental.

“Aquilo que nós queremos fazer é substituir estes filtros por filtros nossos que vão ter propriedades antibacterianas, que evitam o crescimento de legionella e de outras bactérias, e que ao mesmo tempo são filtros que podem ser removidos, limpos, e que podem ser novamente colocados no sistema”, revela.

Com este novo sistema será possível reduzir a possibilidade do desenvolvimento de bactérias como a legionella, com recurso a filtros reutilizáveis e com baixo custo de manutenção.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Smart Seperations 

Scroll to top