ciências da comunicação,
90 seg

Ep. 738 Alexandra Nobre – Projeto promove literacia em saúde junto de crianças, idosos, toxicodependentes e veteranos de guerra

December 04, 2019

ep738_interiorEste projeto está a desenvolver iniciativas de promoção de literacia e educação para a saúde junto de idosos, crianças desfavorecidas, veteranos de guerra e toxicodependentes.​


Alexandra Nobre, professora e investigadora no Departamento de Biologia da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver um projeto STOL (Science Through Our Lives) para promover a literacia em saúde junto de grupos vulneráveis.

Uma das atividades desenvolvidas neste projeto foi realizada junto da população idosa com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre doenças do foro arterial e tentar incutir bons hábitos alimentares.

Por exemplo, uma das atividades consistiu na criação de modelos com canudos de cartolina e plasticina amarela para explicar como funciona o colesterol.

“A curiosidade veio inicialmente de uma senhora que trouxe as suas análises clínicas para uma sessão. Esta senhora foi ao médico porque tinha o colesterol elevado e o médico disse-lhe para ela não se preocupar porque esse era o colesterol bom e que era bom que estivesse elevado. Isto levou a senhora a ficar baralhada, afinal o colesterol era bom, ou era mau?”, conta.

A partir daí foi desenhada uma atividade para explicar aos idosos a diferença entre o colesterol bom e o colesterol mau.

“Houve pessoas que faltaram a essa sessão e, numa sessão posterior, alguém que tinha estado presente explicou com auxílio das análises o que se passava com o colesterol bom e com o colesterol mau”, acrescenta.

A partir de situações do dia-a-dia e com o apoio da própria comunidade estas pessoas esclarecem algumas das suas dúvidas enquanto melhoram a sua literacia em saúde.

Este projeto está a ser desenvolvido no âmbito de uma parceria com o Mestrado em Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho (IEUM). O objetivo é complementar a formação de técnicos superiores de educação que trabalham em contexto de educação não formal junto de organizações não-governamentais e de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UM

Scroll to top