saúde pública,
90 seg

Ep. 739 Célia Manaia – Efluentes hospitalares devem ser tratados à parte para evitar proliferação de bactérias multirresistentes

December 05, 2019

ep739_interiorEsta investigação está a avaliar a eficiência das estações de tratamento de águas residuais na proteção contra bactérias resistentes a antibióticos.​


Célia Manaia, docente na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto (ESB/UCP) e investigadora no Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF), propõe que os efluentes hospitalares sejam tratados à parte para evitar a proliferação destas bactérias.

O objetivo desta investigação foi compreender até que ponto as Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs) podiam ser uma fonte importante de dispersão de bactérias resistentes a antibióticos, e avaliar o seu impacto no ambiente e na saúde humana.

“Queríamos compreender se durante o tratamento havia populações bacterianas que eram de alguma forma enriquecidas. Ou seja, se o próprio tratamento estava a favorecer a proliferação destas bactérias”, conta.

A equipa de Célia Manaia concluiu que as ETARs têm um papel fundamental na diminuição da carga bacteriana que existe nas águas à entrada do esgoto.

Contudo, por mais eficiente que seja o tratamento das águas, algumas bactérias portadoras de resistência a antibióticos continuam a ser descarregadas no meio ambiente.

Uma forma de proteger o ambiente e a saúde humana das bactérias resistentes a antibióticos seria isolar os efluentes hospitalares das restantes águas residuais.

“Há antibióticos que só são usados em ambiente hospitalar e alguns tipos de resistência só ocorrem em pacientes que se encontram internados. Estas resistências vão entrar na linha de esgoto através do efluente hospitalar. Se os efluentes hospitalares forem isolados e pré-tratados antes de entrarem no coletor municipal, estaremos a criar uma barreira à entrada de algumas destas bactérias multirresistentes”, revela.

Embora os efluentes hospitalares representem uma percentagem mínima do total das águas residuais de um município é neles onde se encontra a maior concentração de bactérias resistentes a antibióticos. O tratamento especializado destes resíduos pode revelar-se como uma estratégia fundamental para travar a proliferação destas bactérias.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UCP | CBQF

Scroll to top