astrofísica,
90 seg

Ep. 747 Patrícia Gonçalves – Investigadores portugueses desenvolvem instrumento para missão da Agência Espacial Europeia a Júpiter

December 17, 2019

ep747_interiorEste grupo de investigação está a desenvolver um instrumento para estudar as partículas energéticas da magnetosfera de Júpiter e da lua Ganimedes.​


Patrícia Gonçalves, investigadora do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas e professora no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST), participa no consórcio internacional que está a preparar o lançamento da missão JUICE às luas geladas de Júpiter.

Em Júpiter, o instrumento desenvolvido pelo grupo de Patrícia Gonçalves vai medir as partículas energéticas existentes na magnetosfera deste planeta. Tal como a Terra, Júpiter e a sua lua Ganimedes têm um campo eletromagnético. Em volta deste campo existem partículas como eletrões, protões e iões. Em Júpiter, o ambiente de radiação de eletrões é muito agressivo para os componentes eletrónicos e materiais das missões o que torna difícil o seu estudo.

A missão JUICE vai recolher dados para contornar os efeitos da radiação eletromagnética de Júpiter e melhor caracterizar a sua magnetosfera.

“O nosso instrumento vai poder medir a quantidade de partículas na magnetosfera e vai ter um detetor que foi desenvolvido no LIP e que vai medir de onde vêm os eletrões e qual a sua direção”, revela.

Este instrumento vai permitir também perceber a quantidade de eletrões e a sua direção em Ganimedes, a maior lua do sistema solar.

A missão JUICE – Jupiter Icy moons Explorer é a próxima grande missão da Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês). Com lançamento previsto para 2022, esta missão vai passar três anos a realizar observações detalhadas do planeta Júpiter e de três das suas maiores luas, Ganimedes, Calisto e Europa. Esta missão deverá chegar ao gigante gasoso em 2029.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | LIP | IST

Scroll to top