biotecnologia,
90 seg

EP. 748 Rogério Pirraco – Investigação desenvolve vasos sanguíneos artificiais para transplante de órgãos e tecidos produzidos em laboratório

December 18, 2019

ep748_interiorEste grupo está a desenvolver vasos sanguíneos artificiais com o objetivo de servirem de base para o transplante de órgãos e tecidos produzidos em laboratório.​


Rogério Pirraco, investigador do grupo 3B’s – Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (UM), participa no projeto CapBed, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC, sigla em inglês).

Com o intuito de encontrar uma solução para reduzir as listas de espera para transplantes, o grupo de Rogério Pirraco está a desenvolver soluções que permitam viabilizar o transplante de órgãos e tecidos produzidos em laboratório.

No âmbito do projeto CapBed, Rogério Pirraco está a desenvolver leitos capilares, vasos sanguíneos bioartificiais que podem ser combinados com órgãos e tecidos desenvolvidos em laboratório para viabilizar a aplicação clínica com sucesso destes tecidos.

Atualmente, o investigador está a desenvolver esta aplicação para o transplante de tecido ósseo. Em casos de trauma ou de doença, como o osteosaroma, um tumor maligno que afeta os ossos, é necessário por vezes remover um grande volume de osso do paciente.

O grupo de Rogério Pirraco está a tentar desenvolver esse volume de osso em laboratório. Contudo, não basta desenvolver o tecido ósseo. O osso é um tecido vascularizado que necessita de vasos sanguíneos para ser alimentado.

Rogério Pirraco está assim a tentar combinar o tecido ósseo fabricado em laboratório com os leitos capilares bioartificiais que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto CapBed.

“Queremos tentar efetivamente responder a essa necessidade de tecido ósseo vascularizado para substituição em doentes que precisem quer por doença quer também por trauma”, revela.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | 3B's

Scroll to top