matemática,
90 seg

Ep. 754 Milton Severo – Imposto sobre refrigerantes ajuda a diminuir a obesidade e a mortalidade na população portuguesa

December 26, 2019

ep754_interiorEste estudo avaliou o impacto do imposto sobre refrigerantes nos níveis de obesidade e de mortalidade na população portuguesa.​


Milton Severo, investigador no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), é cientista de dados e participou na avaliação do potencial deste imposto na redução do consumo de açúcar na população portuguesa.

“Um cientista de dados é alguém que tenta procurar padrões na informação disponível. Na área da saúde, esses padrões por regra podem ser da área alimentar, podem ser padrões de gordura corporal, podem ser padrões de sinais e sintomas e são variáveis que são difíceis de identificar. São variáveis que estão escondidas nos dados e um estatístico tem como função encontrar essa informação escondida de forma a cruzar com a área da saúde”, explica.

Em 2017 foi implementado um novo imposto sobre os refrigerantes. Este imposto tinha por base duas ideias, a primeira era que as empresas diminuíssem a quantidade de açúcar nos refrigerantes, a segunda era que o próprio consumo diminuísse pelo aumento do preço dos refrigerantes.

“Como estatístico e como cientista de dados estive a medir qual era o potencial dessa medida no consumo alimentar e na saúde. Para isso usámos o inquérito nacional unitário de atividade física no qual medimos o consumo alimentar entre 2015 e 2016 e fomos verificar tendo em conta essa informação qual seria o impacto na obesidade e na mortalidade”, conta.

Através da análise deste inquérito foi possível verificar que impor medidas de diminuição do volume de açúcar nos refrigerantes corresponde a uma redução do número de obesos e da mortalidade na população portuguesa.

Saiba mais sobre o investigador em: twitter | Linkedin | ISPUP

Scroll to top