gestão,
90 seg

Ep. 757 Pedro Camões – Investigador desenvolve ‘trivago’ para avaliar as plataformas de compras públicas

December 31, 2019

ep757_interiorEste grupo de investigação está a desenvolver um sistema e um observatório de avaliação das plataformas de compras públicas.​


Pedro Camões, professor de Administração e Políticas Públicas no Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) da Universidade do Minho (UM), inspirou-se no popular website de comparação de hotéis e alojamento ‘trivago’ para desenvolver o projeto TrivPlat, um sistema de avaliação das plataformas de compras públicas.

As compras públicas são todas as aquisições de equipamentos, serviços e bens feitas pelo Estado e pelo setor público. Desde pequenos bens como material de escritório, a bens de maior dimensão como veículos, equipamentos industriais e de laboratório.

Segundo Pedro Camões é despendido cerca de 25% do orçamento das despesas públicas na aquisição de bens e serviços.

A ideia do projeto TrivPlat é criar um sistema de notação que permita avaliar e identificar as plataformas públicas que melhor cumprem a sua função, assim como aquelas que o fazem da pior maneira.

Um outro objetivo deste projeto é a criação de um observatório de compras públicas que permita consultar informação sobre como e a quem o Estado faz as suas compras.

Este cruzamento de informação vai permitir às entidades públicas e aos cidadãos ter uma visão mais informada sobre as compras realizadas no dia-a-dia quer pelo Estado, quer pelo setor público.

Isto irá permitir uma melhor gestão dos orçamentos de forma a garantir que as aquisições são realizadas de forma transparente e dentro do melhor preço possível.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UM

Scroll to top