gestão,
90 seg

Ep. 908 Paulo Ferrão – Estudo avalia consumo energético passivo de edifícios com vista a tornar as cidades mais sustentáveis

July 29, 2020

ep908_interiorEste projeto está a estudar os consumos energéticos passivos de edifícios com o objetivo de desenvolver métodos e propostas que permitam otimizar os gastos energéticos das cidades de forma a torná-las mais sustentáveis.


Paulo Ferrão, professor no Instituto Superior Técnico (IST), investigador no Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+), e Presidente do European Cooperation in Science and Technology (COST), está a desenvolver este projeto em parceria com a NOS.

A ideia o projeto é analisar os consumos energéticos passivos dos edifícios, desde as paredes do edifício até ao interior das habitações, tendo sempre em conta os comportamentos individuais das pessoas que nelas habitam.

Para tal vão ser usados dados móveis, garantindo o anonimato dos participantes, com o intuito de identificar os movimentos típicos das pessoas dentro da cidade. Esta informação vai permitir simular o melhor uso dos equipamentos que consomem energia, desde veículos, a unidades de ar condicionado ou de aquecimento central.

Ao determinar as necessidades de aquecimento e de arrefecimento numa cidade ao longo do ano, será possível desenvolver modelos que permitam otimizar os gastos energéticos para cada edifício.

O estudo vai também olhar para o impacto do uso de carros elétricos no que toca à sustentabilidade energética da malha urbana. Com o aumento de veículos elétricos a carregar quer nos edifícios, quer na rua, passa a ser necessário não só conhecer os consumos médios, como também saber qual o consumo energético a cada instante.

“Ao querermos ter uma cidade de carbono zero temos que combinar isto com o uso de energias renováveis, pois a articulação da dinâmica dos consumos com a dinâmica da produção dita dinâmicas de armazenamento que têm que ser muito bem otimizadas com a gestão da procura para que não caiamos no problema que é insolúvel de termos baterias por todo lado para fazer esta gestão”, alerta.

Este projeto irá produzir modelos que vão servir de apoio para a otimização do uso de energia a nível local, sempre com o objetivo de preparar as cidades do futuro para serem mais sustentáveis, garantindo o mínimo desperdício de energia ao mesmo tempo que reduzem as emissões de CO2.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IST | IN+

Scroll to top