ambiente,
90 seg

Ep. 758 Sara Antunes – Projeto pretende redefinir os parâmetros de avaliação da qualidade de água em barragens e albufeiras

January 01, 2020

ep758_interiorNum cenário de alterações climáticas é cada vez mais necessário definir metas para a avaliação da qualidade de água em barragens e albufeiras. Este projeto pretende redefinir os modelos atuais de avaliação para garantir uma maior qualidade de água nas albufeiras em Portugal.​


Sara Antunes, investigadora no CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e docente no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), está a desenvolver o projeto ReDEFine com o intuito de redefinir novas metodologias de avaliação da qualidade de água em albufeiras.

As albufeiras são normalmente encontradas em rios de grandes dimensões e surgem através da construção de barragens com o objetivo de reter a água para utilizar em diferentes fins como o regadio.

Com Espanha por um lado e o Oceano Atlântico pelo outro, Portugal encontra-se numa situação estratégica complicada.

Tanto Portugal como Espanha sofrem de escassez de água por ação das alterações climáticas e pelo aumento da ocorrência de eventos extremos como secas prolongadas.

“Espanha também tem as suas barragens e limita a entrada de água vinda desses rios de grandes dimensões em Portugal diminuindo também a quantidade de água que nós temos”, acrescenta.

Já o Oceano Atlântico é um veículo para a introdução de espécies invasoras. Muitas das aves que atravessam este oceano, quando chegam a terra procuram por locais de água doce para descansar. Estas aves trazem muitas vezes consigo ovos e parasitas de espécies não nativas que podem ser assim introduzidas nos nossos rios e albufeiras.

“Ou seja estamos numa zona estratégica complicada de diferentes pressões que vamos ter que gerir. O ReDEFine aparece precisamente com esse intuito de tentar redefinir e encontrar esses indicadores que mais facilmente e mais rapidamente consigamos perceber o que está a acontecer a essas massas de água”, revela.

A ideia é propor medidas de gestão e de mitigação da qualidade da água que permitam rapidamente inverter o processo e garantir água de qualidade.

O projeto ‘ReDEFine: Ferramentas multi-escala e multi-etapas para avaliação da qualidade da água de albufeiras’ é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | FCUP

Scroll to top