design,
90 seg

Ep. 778 Nuno Jardim Nunes – Investigação desenvolve sensores para criar experiência imersiva de observação de baleias

January 29, 2020

ep778_interiorEstes sensores permitem captar o som de baleias em alto-mar e replicá-lo em dispositivos móveis. Esta tecnologia pode um dia ser usada para observar baleias a partir de terra.


Nuno Jardim Nunes, professor no Instituto Superior Técnico (IST), investigador do Instituto de Tecnologias Interativas (ITI/LARSyS) e codiretor do Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), espera com esta investigação desenvolver uma experiência ecológica imersiva que mantenha os barcos de observação de baleias e de cetáceos à distância para não perturbar estes animais.

“A minha investigação centra-se naquilo que eu chamo agora design ecocêntrico a ideia de que nós conseguimos evoluir as tecnologias informáticas para permitir que as pessoas tenham uma maior consciência ecológica e global das suas ações”, conta.

Em termos concretos, Nuno Jardim Nunes quer usar a tecnologia da internet das coisas em pequenos dispositivos que permitam capturar e observar fenómenos que muitas vezes não são visíveis.

Atualmente o investigador está a desenvolver um projeto com baleias ao largo do arquipélago da Madeira. Neste projeto são utilizados sensores para capturar o som por baixo de água através de hidrofones.

A ideia é desenvolver uma interface imersiva que permita às pessoas que estão a bordo dos barcos que fazem a observação de baleias aumentar a sua experiência através dos seus dispositivos móveis, ouvindo o som dos animais, acompanhado, em alguns casos, de imagens do que está a acontecer por baixo de água.

“Este é um exemplo de uma intervenção tecnológica que permite que as pessoas possam ter uma maior consciência ambiental quando estão em atividades lúdicas como é o caso da observação de baleias e de cetáceos”, reforça.

Com esta tecnologia será possível que esta observação aconteça cada vez mais afastada dos animais protegendo-os do stress que é causado pelos barcos usados nesta atividade.

Foram já realizados vários estudos de campo na Madeira com os sensores localizados na embarcação. Em breve, Nuno Jardim Nunes espera poder colocar sensores nos próprios animais para aumentar o impacto e a abrangência desta intervenção.

Desta forma seria possível fazer observação de baleias e de cetáceos a partir de terra, aumentando assim a distância de segurança entre o Homem e o ambiente marinho que esta tecnologia pretende proteger.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ITI | IST

Scroll to top