medicina,
90 seg

Ep. 1316 Margarida Saraiva – Projeto TB-TARGET estuda a relação entre a tuberculose e o sistema imunitário do paciente

May 02, 2022

ep1316_interiorEste projeto está a estudar os mecanismos que a bactéria responsável pela tuberculose usa para se esconder do sistema imunitário.


Margarida Saraiva, líder do Grupo de Regulação Imune no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, participa no projeto TB-TARGET com o objetivo de encontrar alvos terapêuticos que permitam melhorar o tratamento da tuberculose severa.

Num estudo anterior, a equipa de Margarida Saraiva demonstrou que se recuperarmos bactérias de pacientes com tuberculose mais severa ou mais ligeira é possível perceber que as bactérias interagem de forma diferente com uma célula muito importante do nosso sistema imunitário que é o macrófago.

Nomeadamente, as estirpes isoladas de pacientes com tuberculose severa mostraram ser capazes de manipular a resposta do macrófago, escondendo-se dos seus mecanismos de vigilância, e reduzindo a eficácia da resposta imunitária inicial à infecção.

A hipótese deste projeto é que a evasão ao sistema de vigilância do macrófago permite que a bactéria ganhe uma janela de oportunidade para crescer e estabelecer uma infecção no hospedeiro, particularmente no pulmão, causando mais danos e estando associada a uma tuberculose mais severa.

O TB-TARGET pretende então identificar alvos terapêuticos quer ao nível da modulação da resposta imune no hospedeiro, quer ao nível da própria bactéria causadora da tuberculose, o mycobacterium tuberculosis, que permitam evitar que a bactéria se consiga esconder do macrófago.

O projeto TB-TARGET é financiado pela Fundação la Caixa.

Saiba mais sobre o investigadora em: Linkedin | Researchgate | i3S

Scroll to top