ciências do mar,
90 seg

Ep. 797 Maria de Lurdes Cristiano – Podem os fármacos contra parasitas humanos ajudar a proteger os bivalves em aquacultura?

February 25, 2020

ep797_interiorEste projeto está a procurar moléculas capazes de proteger os bivalves de aquacultura de infeções por parasitas.


Maria de Lurdes Cristiano, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), participa no projeto CLAMS com o objetivo de desenvolver ferramentas contra parasitas em aquacultura.

Segundo a investigadora uma das maiores ameaças para a aquacultura são as infecções causadas por parasitas. Este problema afeta particularmente a aquacultura de bivalves e de algumas espécies de peixes.

O grupo de Maria de Lurdes Cristiano tem dedicado a sua investigação no desenvolvimento de métodos eficazes contra parasitas que afetam a saúde humana.

A partir deste conhecimento surgiu a ideia de aplicar uma metodologia de trabalho semelhante na procura por moléculas eficazes no combate a infeções parasitárias em moluscos bivalves.

Neste momento foram já identificadas duas moléculas que apresentaram resultados interessantes na proteção dos bivalves contra a infeção por parasitas.

“Submetemos um pedido de registo de patente para estas duas moléculas e agora estamos muito entusiasmados com o desenvolvimento. Precisamos de encontrar formulações para a aplicação destas moléculas em aquacultura”, revela.

O projeto CLAMS é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UAlg | CCMAR

Scroll to top